Torcidas organizadas e fanatismo estão matando nosso futebol - Meu nome é Johni

Meu nome é Johni
MENU
Torcidas organizadas e fanatismo estão matando nosso futebol

Torcidas organizadas e fanatismo estão matando nosso futebol

Uma das maiores paixões dos brasileiros é o Futebol e infelizmente as torcidas ditas organizadas estão trazendo o terror e a  violência para os campos de futebol. Uma triste estatística e que vem alarmando a todos (as)  os torcedores (as) é a de que a cada ano o número de integrantes das torcidas organizadas tem crescido vertiginosamente.

O crescimento no número das mortes nos estádio está alimentando a estatística e como exemplo, os anos de 1998 até os anos de 2013 foram estimados 42 mortes no total, imagine nos dias de hoje, com o aumento da violência nas ruas, se houvesse essa pesquisa novamente nos estádios, o quanto seria? Segundo a Secretaria do Rio de Janeiro.

O rastro em que as torcidas organizadas estão nos deixando nos remete a um cenário de selvageria utilizando armas e na maioria das vezes até inusitadas e existentes nos estádios de futebol, como os vasos sanitários, que são arremessados, como aconteceu num campeonato da série B no Paraná. Rojões e espancamentos também fazem parte da maioria das ocorrências de violência dessas torcidas organizadas.

Elas não são apenas torcidas ditas organizadas e sim, participantes de muitos negócios  como a comercialização de suas camisas e dos produtos dos times a qual representam. E muitos dos times garantem e bancam os seus ingressos e até mesmo o transporte para que possam assistir aos jogos.

Fred Jogador na época do Fluminense e também capitão do mesmo time, fez uma carta desabafo, em que explicava em detalhes o terror que sofreu, na porta do Estádio das Laranjeiras, após uma derrota do time, quando chegava em seu carro na época e foi recebido por torcedores mais exaltados que usaram de muita violência .

Nessa carta ele desabafa, que alguns torcedores conseguem o número de telefone dos jogadores que são intimidados, ameaçados de morte e até xingados por eles, que nesse caso utilizam de agressões verbais e não da violência física mas que de qualquer forma causa uma tristeza, um medo e um esvaziamento dos estádios de futebol, por outros torcedores do bem.

Ele ainda afirma e questiona nessa carta o porquê de tanta violência, nos estádios como o caso do torcedor Kevin, que morreu depois que um rojão ter sido arremessado em sua direção no estádio. Antes de morrer, ele faz um pedido para que as torcidas parem com esse tipo de ameaça,  agressão e vandalismo nos  estádios e nos arredores.

Na Inglaterra, os torcedores chamados de holigans, também cometem muita violência e na década de 80 não foram diferentes, os conflitos após as partidas causaram a morte e muitos ferimentos a quem foi  assistir às partidas. Contudo, essa torcida foi impedida de assistir aos jogos e competições da Europa, por cinco anos.

Em relação aos “ holigans”, as ocorrências diminuíram , o que fez com que as leis inglesas se  tornassem uma  referência por serem mais severas ao aplicarem banimentos e até um aumento no preço dos ingressos.

No Brasil, esperamos que esse esporte tão tradicional, possa ser realizado com muita diversão, confraternização entre todas as torcidas, para que aconteça um espetáculo de muita beleza e emoção e que seja compartilhado(a)  por todos (as) de forma saudável.

Nós da Comunidade Johni Raoni defendemos o princípio do compartilhamento de emoções e não demonstrações com requintes de crueldade que só fazem colaborar para o aphartheid no futebol.

24/11/2017 | Fonte: papodehomem.com.br | Autor: Comunidade Johni Raoni

O que você achou? Deixe seu Comentário