O preconceito contra os (as) idosos (as) na sociedade atual.
Na atualidade, o preconceito contra os (as) idosos (as) acontece de uma forma bastante latente. Um dos exemplos está na forma pejorativa com que o termo velho (a) é utilizado. Maus tratos por parte de familiares também é comum para quem chega à terceira idade.
Apesar de sabemos que nenhum de nós escapará de ficar velho(a), a menos que partamos desta para outra antes, devemos levar em conta que muitos estereótipos podem ser comparados a quem chega nessa idade, como sendo sempre mal humorado(a), de possuírem pouca energia para exercerem suas atividades cotidianas e por serem dependentes de outras pessoas. Contudo, podemos concluir que tudo isso não passa de discriminação.
Muitos de nós já nos deparamos com algumas frases direcionadas aos (as) mais idosos(as) e que não passam de puro preconceito. Para refrescar a nossa memória, vamos lembrar algumas delas: Isso é coisa de idoso (a) ! Ele ou ela está muito velho (a) para isso! Coitadinho(a) , está velho(a) ! Enfim, mesmo que não tenhamos consciência, todas elas são frases preconceituosas.
Vivemos em uma sociedade em que a maioria das pessoas não deseja envelhecer, além de demonstrar algum preconceito de forma velada para quem é idoso (a). Uma das atitudes em que identificamos isto está no simples desejo de algumas pessoas preferirem morrer ainda jovem ao invés de envelhecerem.
Ser idoso na sociedade em que vivemos é uma dádiva, chegar aos 70,80 ou 90, com a prática de exercícios físicos e uma vida mais saudável,. Com isto ser idoso (a) não é necessariamente ser fraco(a) , cansado (a) ou muito menos frágil. E com certeza pessoas mais velhas possuem mais experiência de vida.
Muitas empresas estão passando a contratar as pessoas idosas, porém, muitas ainda não fazem isso e mal sabem elas, que essas pessoas possuem experiências suficientes de vida e de sabedoria para transformar o seu tempo em trabalho e isso ainda não é reconhecido socialmente.
Para aqueles que são jovens hoje, num futuro próximo serão idosos e isso é válido para todos nós. Agora, com o avanço da medicina e da tecnologia, a nossa sociedade está vivendo por mais tempo. Porém, é na velhice que nossa saúde pode apresentar alguns problemas e/ ou também podemos perder pessoas mais chegadas, a convivência familiar também é afetada e muitos outros fatores podem se perder.
Para quem consegue chegar à terceira idade, o mais importante nessa fase da vida é manter um estilo de vida saudável e com isto conseguir manter a auto estima sempre em alta.
Se levarmos em conta que a população idosa tende a aumentar cada vez mais na atualidade, concluiremos que isto pode significar mudanças em nossas atitudes, quer queiramos quer não.
Comunidade Johni Raoni