JUNTOS CONTRA O RACISMO!
No Brasil, o racismo passeia pelo cotidiano, de forma contida, às vezes explícita e na grande maioria velada. A segregação é percebida até mesmo na geografia. Segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva de 2021, dezessete milhões de pessoas vivem em regiões periféricas em grandes capitais como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, sendo que nelas a população negra representa 67%, um patamar bem acima da média nacional, de 55%
No período mais crítico da pandemia, essa mesma população segregada foi a mais afetada. Segundo um estudo do Instituto Pólis, de 2021, ao longo do ano de 2020 morreram mais de 52% homens negros do que brancos e 60% a mais de mulheres negras do que brancas.
No próximo domingo, dia 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Uma data para refletir sobre o combate ao racismo. Para debater o tema, o Jornal Minas exibiu duas reportagens com iniciativas de enfrentamento ao racismo no País.
Assista a primeira, que traz uma reflexão de como a discriminação racial, infelizmente, ainda é muito presente na sociedade brasileira.
A LUTA CONTINUA. JOHNI VIVE!
Fonte: Youtube e midianinja
Imagem: reprodução da internet