CONSCIENTIZAÇÃO E ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SOFRIDA POR PESSOAS IDOSAS
De janeiro a maio de 2023, Disque 100 registrou aumento de 87% das violações de direitos humanos contra pessoas com 60 anos ou mais em relação ao mesmo período do ano anterior
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, iniciou dia 01 de junho a campanha “Junho Violeta”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do combate à violência cometida contra pessoas idosas e faz alusão ao dia 15 de junho, data reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2011, como o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.
Apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra esse segmento social. No ano passado, os registros oficiais revelaram mais de 150 mil violações a partir de mais de 30 mil denúncias. Isso representa aumento 57% nas denúncias e de 87% nos registros de violações de direitos estatisticamente. Os números são do Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.
Sobre o tema, assista ao vídeo com a participação da coordenadora do livro Tratado da Pessoa Idosa, Katia Boulos.
Junte-se a nós nesta luta contra a violência a Pessoa Idosa.
A LUTA CONTINUA. JOHNI VIVE!
Imagem: reprodução internet
Fonte: Youtube – TV Paranaíba / Site Governo federal