SUFRÁGIO BRASILEIRO: 5 LIVROS INCRÍVEIS SOBRE A CONQUISTA DO VOTO FEMININO NO PAÍS
Hoje, dia 24/02/2023, comemoramos 91 anos da conquista do voto feminino no Brasil.
Saiba mais sobre o direito ao voto das mulheres no Brasil por meio de grandes obras.
1. O voto feminino no Brasil, de Teresa Cristina de Novaes Marques (2018)
A obra O voto feminino no Brasil, de Teresa Cristina de Novaes Marques aborda diversas curiosidades e fatos históricos da conquista pelo direito ao voto das mulheres. Por meio de uma linguagem simples e acessível, a historiadora apresenta grandes nomes desta revolução, como Bertha Lutz, Celina Guimarães, Josefina Álvares de Azevedo, Júlia Barbosa, Leolinda Daltro e Nísia Floresta.
2. O sufrágio universal: e a invenção democrática, de Vários autores (2005)
Concretizado pela primeira vez em 1848, o voto feminino, no resto do mundo, foi um marco na luta pela desigualdade de gênero. A obra O sufrágio universal: e a invenção democrática retrata a conquista do voto feminino e a emancipação da mulher, não somente no Brasil, mas como no resto da humanidade.
3. Mulher Deve Votar?: o Código Eleitoral de 1932 e a Conquista do Sufrágio Feminino Através das Páginas dos Jornais Correio da Manhã e A Noite, de Monica Karawejczyk (2019).
Escrita por Monica Karawejczyk, a obra “Mulher Deve Votar?: o Código Eleitoral de 1932 e a Conquista do Sufrágio Feminino Através das Páginas dos Jornais Correio da Manhã e A Noite”, retrata o reconhecimento e a importância do voto feminino no Brasil, para a América Latina, considerado um dos primeiros países a aderir este sistema.
4. O Segundo Eleitorado: Tendências do Voto Feminino no Brasil, de Lucia Avelar (1989).
O Segundo Eleitorado: Tendências do Voto Feminino no Brasil, de Lucia Avelar analisa as tendências eleitorais do voto feminino na sociedade brasileira e explica as consequências e dificuldades que o movimento feminista enfrenta na atualidade. Além disso, retrata o contexto histórico e a evolução da participação das mulheres na política institucional.
5. Os direitos das mulheres: feminismo e trabalho no Brasil (1917-1937), de Glaucia Fraccaro (2019).
A história do movimento feminista no Brasil está associada às lutas por direitos trabalhistas, voto e emancipação feminina. Desde as greves de 1917 até a instauração do Estado Novo, em 1937, a obra Os direitos das mulheres: feminismo e trabalho no Brasil (1917-1937), de Glaucia Fraccaro, reconstrói a formação dos sindicatos nas fábricas e ruas de São Paulo.
Essa Conquista é de todos nós. Nos ajude a comemorar essa conquista com mais pessoas, compartilhando e curtindo a nossa postagem.
A LUTA CONTINUA. JOHNI VIVE!
Imagem: reprodução da Internet
Fonte: aventurasnahistoria.uol.com.br