CONTROLE DE POLUIÇÃO POR AGROTÓXICOS E INCLUSÃO DE PEQUENOS AGRICULTORES
Há 30 anos, no dia 11 de janeiro de 1990, foi publicado o decreto que determina mais rigor para o uso de agrotóxicos em plantações. A lei estabelece maior controle, inspeção e fiscalização no uso de agroquímicos em plantações.
É importante lembrar que a data não é uma comemoração, mas uma reflexão sobre os impactos causados pelo uso das substâncias e a promoção de melhores práticas no ramo.
O uso de agrotóxicos é realmente uma tema bastante complexo. Ao mesmo tempo que o uso da substância pode poluir e prejudicar o meio ambiente, ele parece, muitas vezes, a única forma de proteger as plantações e a manutenção da economia em determinadas regiões.
No entanto, os agricultores podem recorrer a outras alternativas no controle de pragas e doenças. Alguns métodos utilizados na produção orgânica, como o policultivo, a rotação e o consórcio de culturas, a criação de corredores ecológicos, adubação verde, o controle biológico, emprego de plantas companheiras e repelentes, além do uso de cercas vivas ou cordões de contorno, podem ser opções interessantes. Nestes casos, não somente a produtividade seria beneficiada, mas também o meio ambiente e saúde dos animais e seres humanos.
Essas ações não só contribuem para uma melhor qualidade de vida e proteção do meio ambiente, mas, também, para a valorização e inclusão dos pequenos e médios agricultores.
Essa luta também é nossa. Curta e compartilhe as nossas postagens!
Assista ao vídeo:
LUTA CONTINUA. JOHNI VIVE!
Fonte: Youtube
Imagem: Reprodução da internet – SDR